quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O Princípio da Conservação de Energia [Parte 2]

Sabia que o motor do seu carro tem uma importância fundamental na concepção do que chamamos de princípio da Conservação de Energia? A preocupação com os motores, como segundo produto da Revolução Industrial, foi um determinante aspecto da ciência para o entendimento quantitativo da conservação da energia. O conceito de trabalho, que veio da tradição da engenharia (trabalho vinculado ao movimento), chega como pano de fundo para uma quantificação pouco precisa da conservação da energia. O teorema proposto foi o da conservação da vis viva, proposta por Gottfried Leibniz. A vis viva é dada pelo produto entre a massa do corpo e o quadrada da velocidade (mv²), hoje em dia, isto é largamente conhecido como o dobro da Energia Cinética de um corpo em movimento.



Homens como Helmholtz - físico, matemático alemão -, que utilizou muitos trabalhos de seus contemporâneos na área da mecânica, física térmica e do eletromagnetismo. Todo este material necessitava de um elemento unificador, um elemento natural que estivesse presente em todos esses ramos. Este elemento é a energia em suas diferentes formas e o princípio da conservação de energia presente em todos esses ramos. Num caso especial de queda livre (um objeto solto de uma certa altura), Julius von Mayer - um dos pais da termodinâmica - e o próprio Gottfried Leibniz verificaram que a vis viva se conserva. Um corpo de massa M elevado até uma altura 4H é equivalente a um corpo de massa 4M elevado até uma altura H.


Para finalizar as nossas reflexões, vamos concluir com uma citação de Feymann, em Lições de Física: "Existe um fato, uma lei que governa todos os fenômenos naturais que são conhecidos até hoje. Não se conhece nenhuma exceção a essa lei - ela é exata até onde sabemos. A lei é chamada de conservação da energia. Nela enuncia-se que existe uma certa quantidade, que chamamos de energia, que não muda nas múltiplas modificações pelas quais a natureza passa." Esta bela definição, muito melhor que qualquer uma que daríamos, define o que significa a Conservação da Energia. Em palavras simples, lembre-se sempre: a energia que se tem no início de um processo é igual a energia que se tem no final.

Escrito pelo Professor Ms. Daniel Japiassú (TEIXEIRA JAPIASSÚ, D. V.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário